As atividades do Laboratório de Arqueologia se iniciaram com a chegada da Profa. Denise Pahl Schaan na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela iniciou sua trajetória na UFPA como professora visitante em 2005, sendo em seguida aprovada como docente efetiva em 2006. Desde sua efetivação, os espaços hoje conhecidos como Laboratório Seco, Molhado, Almoxarifado e Reserva Técnica, localizados nos prédios do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) têm sido intensamente usados para a gestão de materiais arqueológicos, produção de pesquisa, ensino, extensão e formação de alunos. O Laboratório Molhado no LAANF tem registro de uso desde 2007, ao passo que a Reserva Técnica de Arqueologia no LAANF foi adaptada de uma sala de aula e reformada em 2008, junto com o restante do prédio do LAANF, com verbas de projeto da Profa. Denise Schaan. Desde 2007, são emitidos endossos para guarda de material arqueológico na UFPA. Em 2010, a Profa. Denise Schaan participou da fundação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) na UFPA, que foi o primeiro programa de antropologia com abordagem quatro-campos, incluindo ênfases em Arqueologia, Bioantropologia e Antropologia Social. No ano de criação do PPGA, dois espaços no prédio principal do IFCH foram montados para serem utilizados como Laboratório Seco e Almoxarifado pela Arqueologia.
Em 2011, o Laboratório de Arqueologia foi cadastrado como uma Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP) de Bens Arqueológicos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), sendo denominada no IPHAN de Núcleo de Ensino e Pesquisa em Arqueologia (NPEA). O Laboratório Seco foi ampliado no ano de 2014, pois na época ele ainda dividia espaço com a Biblioteca do Prof. Arthur Napoleão Figueiredo. Depois da doação destes materiais para o Centro de Memória da Amazônia (CMA) da UFPA em 2019, o Laboratório Seco passou a ser usado exclusivamente pela Arqueologia. Essa IGP recebeu material de XX projetos arqueológicos escavados principalmente pela Profa. Denise Schaan, mas também pela Profa. Márcia Bezerra e Prof. Diogo Menezes Costa. Hoje, este material está sendo inventariado e digitalizado, e estima-se que haja cerca de 500 mil fragmentos de material arqueológico, especialmente material cerâmico. Dentre outras realizações, destaca-se a contribuição da Profa. Denise Schaan para a criação do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em 2010.
Desde a chegada da Profa. Denise Schaan na UFPA, o corpo docente em arqueologia cresceu em número e diversidade de temas de pesquisa, incluindo a chegada da Profa. Márcia Bezerra de Almeida em 2008, do Prof. Diogo Menezes Costa em 2013, da Profa. Renata de Godoy em 2016, do Prof. Pedro José Tótora da Glória e da Profa. Daiana Travassos Alves em 2019 e da Profa. Marcela Nogueira de Andrade em 2021, todos eles hoje são Docentes Vinculados ao Laboratório e Docentes Permanentes do PPGA.
Em 03 de março de 2018, com apenas 55 anos, a Profa. Denise Schaan faleceu por doença, fazendo com que muitos dos seus trabalhos em andamento fossem bruscamente interrompidos. Por outro lado, o já robusto corpo docente em Arqueologia na UFPA continuou atuando intensamente no Laboratório. Em 2020, o Laboratório de Arqueologia ganha um financiamento da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA, possibilitando reformas nos espaços, compra de equipamentos e bolsas de estudo para abrigar aulas na graduação. Este projeto foi denominado “Ensinando Arqueologia para os alunos das Ciências Humanas” e foi coordenado pelo Prof. Diogo Menezes Costa no período de 2021-2023 e depois renovado para o período de 2024- 2027 sob a coordenação do Prof. Pedro da Glória, ambos os projetos sediados na Faculdade de Ciências Sociais.
Em 2021, o grupo de docentes da arqueologia da UFPA propõem a oficialização do Laboratório no IFCH, formulando um regulamento que foi aprovado na congregação do IFCH em 27 de maio de 2021. Através desse regulamento, os quatro espaços utilizados pela arqueologia são oficializados no IFCH como pertencentes ao Laboratório de Arqueologia Denise Pahl Schaan (LADS), prestando uma justa homenagem a professora pioneira na criação da arqueologia na UFPA. Em 1 de agosto de 2021 (portaria 356/2021 do IFCH) foi definido o Prof. Pedro José Tótora da Glória como coordenador e a Profa. Daiana Travassos Alves como vice coordenadora do LADS, sendo a coordenação estendida para mais dois anos em dezembro de 2023 (portaria 01/2024). A principal ação nesse período foi a reforma da Reserva Técnica do LADS em 2022. Foi realizada a troca dos armários de madeira e de metal por armários deslizantes, além da instalação de um sistema anti-incêndio (portas corta-fogo, fechadura digital, câmeras de monitoramento, detectores de fumaça, extintores de CO2 e sistema de alarme). As ações de pesquisa, ensino e extensão em arqueologia continuam a ser feitas de maneira intensa no LADS, culminando em janeiro de 2025 com o lançamento do site e das redes sociais do Laboratório, objetivando assim divulgar e democratizar ainda mais as atividades realizadas no LADS.
Referências:
ALVES, Daiana; BEZERRA, Marcia, GODOY, Renata. Lendo iconografias e paisagens – a trajetória de Denise Schaan na Arqueologia. Amazônica, Revista de Antropologia, v. 13, n. 1, p. 11-31, 2021.
BELTRÃO, Jane; SILVA, Tallyta; LOPES, Rhuan. Denise Pahl Schaan, a parceira acadêmica. Amazônica, Revista deAntropologia, v. 13, n. 1, p. 33-48, 2021.